De roupa de trabalho à peça de alta-costura, o jeans ganha exposição em Paris!

27.07.2021

Reprodução

O museu Cité des Sciences et de l’Industrie traz a história e os detalhes da produção do jeans!

Será que existe um item mais atemporal do que o jeans? Quando surgiu no século 18, o tecido era usado pra roupas resistentes de trabalho no campo, com destaque para os mineradores que fizeram sua fama. E o modelo que entrou para a história foi o de Levi Strauss, que patenteou seu primeiro par de calças jeans em 1873.

Essa  história tão extensa e rica está sendo retratada no museu Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris. A mostra, batizada de “Jean“, também levanta questões éticas e ecológicas: como fabricá-lo em quantidade e qualidade, a um custo acessível, respeitando o meio ambiente? Afinal, muitas das calças que a gente tem no armário consumiram cerca 11 mil litros (!) de água pra produção de cada uma!

Reprodução

Desfile da de alta-costura outono-inverno 2006/07 da Chanel (esq.) e Marilyn Monroe com seu par de jeans em 1961

A exposição mostra como o jeans evoluiu e foi além de peça utilitária, conquistando o mercado de luxo. Lembra do desfile de alta-costura outono-inverno 2006/07 da Chanel criado por Karl Lagerfeld? O estilista, aliás, adorava trabalhar com o tecido! O jeans também foi eternizado e popularizado por grandes lendas do cinema, de Marilyn Monroe (1926-1962) a James Dean (1931-1955).

Se você também quer mergulhar mais nessa história, saiba que a expô fica aberta até janeiro de 2022! E por conta da pandemia, o museu se organizou pra oferecer um tour virtual e comentado por 8 € (R$ 50). É só clicar aqui pra ter acesso!

Tags:        

Compartilhar