Categorias: Recicle-se

Brasil, o país do futebol e do futuro

16.07.2010

A Copa de 2014 vai ser verde e amarela – e bem mais focada no verde! É o que pretende o projeto “CopaVerde”, encabeçado pelo economista Ian McKee e o arquiteto Vicente de Castro Mello, que estão rodando o país em busca de cidades que topem o desafio. Manaus, Brasília e Cuiabá já toparam, mas elas são 3 entre 12 cidades-sede do campeonato – logo, ainda há muito trabalho pros dois amigos empreendedores e apaixonados por futebol.

Reproduçãomoses-estadioExemplo: Moses Mabhida é o único estádio “carbono neutro” da África do Sul

Ian e Vicente idealizaram tudo depois do anúncio da Copa no Brasil. Passada a euforia, começaram a pensar em formas de aproveitar o bom momento pra trazer soluções sustentáveis em todos os setores afetados e tornar o país um exemplo internacional, como “a Copa da sutentabilidade”. Pra isso, precisaram correr atrás de investidores que bancassem a ideia pra mudar o modo de pensar na infraestrutura que o evento exige – que deve ser também utilizada pra Olimpíada de 2016, no Rio.

A ideia é aproveitar a fase inicial das obras preparatórias pra que elas sejam feitas pensando no uso futuro dos espaços, com o menor impacto ambiental possível e custos baixos de manutenção. Aí entram as EcoArenas, espaços eco friendly que Ian – brasileiro, fundador do negócio e membro do US Green Building Council – credita como “os estádios do futuro”: limitam o impacto através dos materiais, consumo de energia e aproveitamento de água da chuva. Legal, né? O Blog LP apoia a causa!

Tags:                          

Compartilhar