A identidade brasileira e eco das bolsas de Denise Gerassi

14.02.2016

Denise Gerassi lançou sua própria marca de bolsas em 2014, todas feitas à mão, inspirada pela moda atemporal. A empresária tira suas criações do papel com a ajuda de artesãoscooperativas especializadas ao redor do país, fortalecendo a identidade brasileira da marca, que também trabalha com o conceito eco friendly – todos os materiais são de origem orgânica. Quer saber mais? A gente conversou com a Denise sobre a sua marca homônima, confira:

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Como você saiu da indústria farmacêutica pra criar bolsas?
Engraçado, né? (Risos) Passei muito tempo na indústria química, foram 13 anos dentro deste mercado, sendo que nos últimos trabalhei com criação de produtos e me encantei pelo processo criativo. Foi aí que quis mudar de área e criar algo mais feminino, mais prazeroso. E sempre me encantei com bolsa, principalmente bolsa de couro. Então fiz uma viagem pra Florença, na Itália, e percebi que não temos referência de bolsas no Brasil.

Por que a sua marca é diferente das outras?
Quando comecei a projetar a marca, pensei “O que vou ter de diferente?” Busquei uma consultoria e a 1ª coisa discutida foi o público. Depois pensamos no material, já que não dava pra competir com as bolsas de P.U [poliuretano] vindas da China a preço tão baixo. Queria que a marca tivesse algo de Brasil mesmo, e a ideia foi reforçar isso com os nossos materiais. Procuramos consultoria em sustentabilidade e agregamos materiais nobres às bolsas. Isso é o que nos diferencia, a brasilidade é a tônica da nossa marca!

Qual a ligação da marca com o eco friendly e a cultura brasileira?
A gente busca materiais nacionais, usa o subproduto das comunidades ribeirinhas e da indústria pesqueira como o couro dos peixes – que seriam descartados, degradando o meio ambiente. Tem também a sobra do couro de cabra, que vai pras tiras e tricô nas bolsas. Queremos que a mulher brasileira deseje não só bolsas de marcas de fora, mas que tenha uma referência brasileira de bolsa desejada.

Como funciona a colaboração entre você e os artesãos e cooperativas?
Como não temos oficina própria, toda nossa produção é terceirizada. As sementes que usamos vem do Nordeste, temos as meninas do Espírito Santo que são presidiárias e trabalham com o couro do cabra das coleções em troca de salário, redução de pena… O couro dos peixes vem do Rio. Enfim, trabalhamos com vários grupos ao redor do país. E nossas coleções são atemporais, não temos coleções sazonais de acordo com as estações.

Além dos materiais que você já utiliza, como escamas e sementes, quais materiais você ainda sente vontade de usar em suas coleções?
Algodão do Nordeste. Queríamos trabalhar desde o início com ele. E queremos usar mais materiais da Amazônia, além de manter essa brasilidade nos demais materiais.

Tem várias linhas dentro da Denise Gerassi. Qual é a que mais faz sucesso? E por quê?
A linha Folha da Vitória-Régia, inspirada no formato de folha, é a bolsa mais diferente que temos, com design inovador, arrojado. Com certeza foi o nosso destaque nas feiras que participamos lá fora.

Tem alguma marca que te inspira?
Tem a Osklen, Farm, Cris Barros, marcas com quem nos identificamos em público. Buscamos alcançar a mesma mulher de formas diferentes.

Quem você gostaria de ver usando suas bolsas?
Pra começar, a Lilian Pacce! (Risos) E também a Costanza Pascolato. Pessoas que são formadoras de opinião na moda.

Quais são os planos futuros para a marca?
Queremos contar nossa história pro público de uma forma melhor, com a assessoria de imprensa. E nosso foco é, além do mercado interno, o mercado internacional. Vamos transmitir a brasilidade lá fora em mais feiras, como fizemos na Itália, na Colômbia… Agora vamos pra uma feira em Las Vegas, e quem sabe uma feira na França? Seria bem interessante! Temos bastante trabalho: a próxima coleção, mais aparição nas mídias sociais e principalmente o foco em exportação, que idealizamos desde o início. O objetivo é fazer nossa marca de bolsas ser ícone brasileiro lá fora!

Denise Gerassi: (11) 99603-0626

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