10:10 – o Blog LP já aderiu, e você?

Cortar 10% da emissão de gás carbônico até 2010 para conter o aquecimento global. Parece difícil? E se o Blog LP te disser que empresas, escolas e instituições estão aderindo a essa campanha na Inglaterra? O 10:10 foi lançado na Tate Gallery essa semana e tem tudo pra se transformar em uma campanha mundial – The Guardian, Mark Ronson, Stella McCartney, British Gas, King’s College London e Vivienne Westwood são alguns que aderiram e apoiam a causa.

10% de redução não é uma meta impossível de ser atingida segundo o projeto, e está dentro do que os cientistas dizem que precisamos pra evitar o pior nos próximos 18 meses. No site oficial (em inglês), você pode conferir o que uma empresa, uma escola ou uma organização podem fazer pra reduzir esses 10%. Aqui, a gente dá uma prévia de 9 coisas que você, sozinho, também pode fazer pra aderir! Vamos?

1. Procure viajar menos de avião e mais de trem, planeje férias mais longas e pra locais mais próximos.
2. Use menos aquecimento a gás ou óleo.
3. Desligue a luz, troque lâmpadas pelas que gastam menos energia, troque a geladeira antiga por uma nova e compare contas de um ano atrás com agora pra ver se a redução de 10% está OK.
4. Pegue carona com o colega, deixe o carro em casa pelo menos uma vez por semana e use transporte público ou bicicleta. Quanto menos você usar o carro, melhor.
5. Frutas e vegetais frescos da estação produzem menos emissão. Um dia por semana sem carne, comendo saudável, também ajuda.
6. Essa é especial pros fashionistas: quanto menos produção, menos emissão e menos danos ao clima. Comprar coisas de qualidade que duram, consertar no lugar de jogar fora e comprar outro, comprar e vender coisas usadas – tudo isso ajuda.
7. Reduza o lixo. Evite muita embalagem, não compre coisas inúteis que acabam na lata do lixo, recicle tudo o que puder e transforme o lixo orgânico em adubo no jardim da sua casa.
8. Não desperdice comida. Só prepare e compre o que você vai consumir.
9. Não desperdice água. Só ligue a lava-louça quando ela estiver cheia. Prefira chuveiro à banheira. Cuidado ao regar as plantas.

Não é tão difícil. Vale lembrar que quem assina o 10:10 assume um compromisso. Tente!

Tags:                  

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Comentários via Facebook

Comentários (10)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas