Categorias: Portfolio

Patrícia Colli e/ou Pacolli

10.12.2010

Patrícia Colli é do tipo de pessoa que você poderia encontrar comendo um croissant no Pain de France em Pinheiros, SP. Mas é também a artista plástica cujas obras se encontram em galerias de arte mundo afora, como a Needles & Pens em San FranciscoEUA; e a Krets Gallery em Malmö, Suécia.

Apesar de ser esse o seu nome, ela assina Pacolli. E suas ilustrações são das mais legais que você já viu! Os materiais que ela utiliza são papel, nanquim e acrílica; mas também o equipamento de silkscreen e tecido, já que ela desenvolve estampas pra camisetas (como aconteceu na nova coleção da Volcom). Seus motivos são figurativos e a representação das figuras nas suas ilustrações é com base na experimentação livre – por isso uma garotinha pode virar um cachorro quando a artista coloca tinta sobre fotografia.

“Eu tô numa fase cachorros” disse ao Blog LP. “Tava escutando Snoop Dogg e agora sempre começo desenhando um focinho. Sou muito obsessiva, começo a gostar de uma coisa e aí vira extremo”. Sua linguagem é muito própria mas, de olhar pra algumas de suas obras, dá logo pra perceber referências da cultura street e dos universo dos comics.

Atualmente ela mora em Mission, bairro de San Francisco, Califórnia – um lugar onde existe uma divisa territorial de gangues, que diz pros moradores que “não pode usar azul de um lado da rua e não pode usar vermelho do outro lado”. Mas, do meio dessa encruzilhada fashion, saem outras referências pro repertório de Pacolli (“estamos [ela e seu marido] viciados em assistir ‘Gangland‘ e ‘Lockdown‘”).

Entre sua produção mais recente estão peças que vão parar na Giant Robot, em Los Angeles, neste próximo final de semana, numa exposição-responsa que conta com trabalhos de Matt Groening (o criador de “Os Simpsons“, em outras palavras). Gostou dela? Sim, né? Então vê de perto: Pacolli expõe até o dia 22/12 no Brasil (mais especificamente no Espaço Soma, ao lado de nomes brasileiros como Apo Fousek, Pjota e Fabiano Lokinho). A artista integra o projeto “Volcom Features Artists Series” com a criação de 40 páginas coloridas, desenvolvidas uma a uma pra um fanzine de tiragem limitada. Mais? No blog de Pacolli e no site que vende seu trabalho. Vale cada um dos cliques.

Tags:                                                              

Compartilhar