Categorias: Portfolio

Os néons de Kleber Matheus

23.02.2010

Você pode encontrar várias coisas em um cardápio num bar. Drinques, aperitivos, pratos de comida – e luminosos feitos de néons, se o menu for do bar Volt, em SP. É tudo culpa de Kleber Matheus que, junto com Facundo Guerra, fez a decoração com luminosos que foram removidos da região do Baixo Augusta por conta da Lei Cidade Limpa, em vigor desde 2007. Alguns desses enfeites reciclados foram modificados, outros não. Mas todos estão à venda! Dizem que Natalie Klein e Tufi Duek arremataram o de coraçõezinhos – romântico, né? Mas Kleber já mexe com néon faz tempo…

De sua formação no Liceu de Artes e Ofícios até o dia em que se tornou “o cara do néon”, muita coisa aconteceu com Kleber. Foi tudo linear, com algumas curvas – exatamente como funciona a construção de um luminoso, que nada mais é do que uma linha contínua estilizada. O 1º que fez foi em shape de gatinho, um presente pro amigo (e conhecido DJ e produtor) Pil Marques. Deu certo. Na sequência, Kleber foi chamado para fazer “uns 4 ou 5” desses pra 2nd Floor, conhecida pela sua busca por novos artistas pra colaborações. Daí veio o trabalho com a marca-mãe, a Ellus, onde trabalha na direção de arte até hoje, colocando sua energia nas campanhas e vitrines.

O que o artista mais gosta de fazer, no entanto, são obras autorais. Fazer um projeto para a sala de Jack Vartanian obviamente não é ruim, mas ele prefere mostrar pros outros o que sabe fazer de melhor, com liberdade artística e sem encomendas – vide o resultado de sua primeira expô solo, a “Neo Ornamental” na Galeria Polinésia, feita de um mix de néons com plantas. Daqui pra frente, Kleber quer mais desse tipo de obra – e já tem planos de expor novamente, ao lado de Camila Sposati, em Paris.

E mais novidade: daqui a pouco os néons do Volt sairão de lá. Mas outros virão: Kleber chamou 15 artistas pra criarem seus próprios projetos de luminosos pra serem pendurados nas paredes do bar. Na lista? Filipe Jardim, Lovefoxxx, Marcelona… Mais, só em março!

Tags:                                      

Compartilhar