O Museu de Arte Covid e novos projetos de arte criados durante a pandemia!

21.05.2020

O Covid Art Museum, no Instagram, se intitula o primeiro museu de arte nascido na quarentena. À esq., obra da chinesa Clara e à dir., clique de Costanzo D’Angelo

Entre as coisas boas que estamos vendo na quarentena estão as iniciativas que promovem as artes visuais nesse período tão difícil de isolamento. Já contei da Quarantine Photography Series e do 300 Desenhos (clica aqui!), mas a cada dia descubro mais algum no Instagram e quero compartilhar com vocês!

O Projeto Quarantine, que se autointitula um “experimento coletivo de reimaginação de modelo econômico para as artes”, nasceu da necessidade de contornar o impacto do Covid-19 na vida dos artistas. Uma espécie de cooperativa de artistas brasileiros, ele comercializa todas as obras pelo mesmo preço e o valor é repartido igualmente entre os artistas. O cliente faz a compra às cegas e, além de remunerar os artistas, também apoia uma causa social, já que parte da venda vai para Casa Chama, que ajuda travestis e pessoas trans em situação de vulnerabilidade.

Foto Reprodução

No Projeto Quarantine, todas as obras têm o mesmo valor: R$ 5 mil (acima trabalho de Lenora de Barros)

Já o #artchallengecestou fez uma parceria com a ONG Gerando Falcões. Funciona assim: o artista doa uma obra que é vendida e seu valor é revertido em cestas básicas e produtos de limpeza para famílias em situações vulneráveis durante a pandemia.

Outra iniciativa no Instagram é o @p.art.ilha, que reúne galerias e agentes culturais brasileiros. Neste mês, eles estão promovendo a primeira ação num modelo cashback para estimular a compra de obras de arte. Até o final de maio, ao adquirir uma obra selecionada, o comprador ganha um crédito de valor igual ao que foi pago para comprar uma obra de outro artista da mesma galeria.

Foto Reprodução

O @p.art.ilha promove ações diferentes a cada mês. À esq., obra de Charles Lessa e, à dir., de Maura Grimaldi

Dois projetos pretendem refletir o impacto desta crise sanitária nas artes: o Covid Art Museum e The Covid-19 Visual Project. O Covid Art Museum (CAM) se diz o primeiro museu de arte nascido na pandemia e está aberto para receber trabalhos de todo mundo, basta preencher um formulário – vários brasileiros já estão lá no feed do Insta.

Foto Reprodução

O Covid Art Museum recebe obras do mundo todo! Fotos de Mitzi Coleen (à esq.) e Pablo Di Prima

Já o The Covid-19 Visual Project é uma plataforma multimídia que armazena as obras criadas neste período, numa iniciativa do festival Cortona on The Move, que acontece na Itália. Eles contrataram fotógrafos do mundo todo para documentar a pandemia e também artistas visuais para produzirem narrativas originais em paralelo aos cliques e conteúdos de mídia social. Confira neste link!

Foto Reprodução

O Covid-19 Visual Project é dividido por temas. As fotos acima foram feitas pelo italiano Mattia Crocetti para o capítulo 3, que retrata a vivência das pessoas em casa durante o isolamento social

Foto Reprodução

Também no Covid-19 Visual Project: Gabriele Galimberti retrata os negócios locais e a necessidade de apoiarmos esses comércios

Tags:                

Compartilhar