Entre as coisas boas que estamos vendo na quarentena estão as iniciativas que promovem as artes visuais nesse período tão difícil de isolamento. Já contei da Quarantine Photography Series e do 300 Desenhos (clica aqui!), mas a cada dia descubro mais algum no Instagram e quero compartilhar com vocês!
O Projeto Quarantine, que se autointitula um “experimento coletivo de reimaginação de modelo econômico para as artes”, nasceu da necessidade de contornar o impacto do Covid-19 na vida dos artistas. Uma espécie de cooperativa de artistas brasileiros, ele comercializa todas as obras pelo mesmo preço e o valor é repartido igualmente entre os artistas. O cliente faz a compra às cegas e, além de remunerar os artistas, também apoia uma causa social, já que parte da venda vai para Casa Chama, que ajuda travestis e pessoas trans em situação de vulnerabilidade.
Já o #artchallengecestou fez uma parceria com a ONG Gerando Falcões. Funciona assim: o artista doa uma obra que é vendida e seu valor é revertido em cestas básicas e produtos de limpeza para famílias em situações vulneráveis durante a pandemia.
Outra iniciativa no Instagram é o @p.art.ilha, que reúne galerias e agentes culturais brasileiros. Neste mês, eles estão promovendo a primeira ação num modelo cashback para estimular a compra de obras de arte. Até o final de maio, ao adquirir uma obra selecionada, o comprador ganha um crédito de valor igual ao que foi pago para comprar uma obra de outro artista da mesma galeria.
Dois projetos pretendem refletir o impacto desta crise sanitária nas artes: o Covid Art Museum e The Covid-19 Visual Project. O Covid Art Museum (CAM) se diz o primeiro museu de arte nascido na pandemia e está aberto para receber trabalhos de todo mundo, basta preencher um formulário – vários brasileiros já estão lá no feed do Insta.
Já o The Covid-19 Visual Project é uma plataforma multimídia que armazena as obras criadas neste período, numa iniciativa do festival Cortona on The Move, que acontece na Itália. Eles contrataram fotógrafos do mundo todo para documentar a pandemia e também artistas visuais para produzirem narrativas originais em paralelo aos cliques e conteúdos de mídia social. Confira neste link!