O que faz um smartphone se destacar? As especificações técnicas, a qualidade de câmera, a durabilidade… Ou seria o design? A Apple aposta nele desde o lançamento do primeiro iPhone, com uma linha bem minimalista apresentada pela marca como objeto de desejo e, portanto, imposta ao cliente final. Mas com o tempo vieram cores (nos modelos 5C) pra competir com as carcaças coloridas intercambiáveis à escolha do freguês, como as chamadas Shells da Motorola. O cliente compra um celular e pode vesti-lo de acordo com sua preferência, sem precisar de uma capa pra isso, mas ainda limitado às escolhas da empresa, que normalmente não passam de 3.
E com uma tendência de mercado apontando pra personalização – das bolsas de luxo aos móveis da TOG, de Philippe Starck -, a Motorola traz pro Brasil uma grande novidade na carona do lançamento do novo Moto G: o serviço Moto Maker. O estúdio online de design da empresa existe desde o fim de 2013 nos EUA, mas só era disponível pro Moto X, uma categoria superior ao G, ou seja, com preço mais alto. Funciona assim: você escolhe da capacidade de memória do seu celular às cores da parte traseira, da câmera, do logo e da frente. E ainda dá pra gravar seu nome ou frases com até 14 caracteres num processo todo online com um prazo de 8 dias úteis pro produto chegar na sua casa.
É um processo bem parecido com o que o designer Jonathan Adler disponibiliza em seu site, o “Design Your Own”, no qual o cliente escolhe uma almofada, manta ou um tapete e muda estampa, cores e material com um preço pré-estabelecido. Não por acaso Adler foi escolhido pela empresa de tecnologia pra receber um time de jornalistas – incluindo a gente! – em sua casa em NY pra conhecer a novidade. Conhecido pelo ótimo uso das cores e pelas peças divertidas de decoração, ele tem tudo a ver com a estética que a Motorola usa hoje em suas publicidades pra reforçar um posicionamento de que o cliente é quem manda quando o assunto é design.
E a escolha do Moto G pra inaugurar a nova experiência de compra por aqui também não é aleatória, afinal ele foi o smartphone mais vendido no Brasil em 2014. Ele não é nem o mais barato nem o mais caro da marca, mas promete duas coisas que o público desta faixa de preço quer: bateria o dia todo e resistência à água por até 30 minutos imerso até 1 metro de profundidade! A gente te mostra o novo aparelho, seu preço e alguns exemplos de personalização aqui na galeria – é só clicar na foto pra abrir!