Se você gosta muito de moda, provavelmente já ouviu falar do @diet_prada. O perfil anônimo criado há 4 anos ficou famoso pelos comentários ácidos e, principalmente, por expor cópias entre as marcas (e marcas grandes, por sinal). De lá pra cá, a conta do Instagram ganhou fãs (Naomi Campbell, Kim Jones e Simon Porte Jacquemus são alguns exemplos) e desafetos famosos, como Stefano Gabbana e. J. W. Anderson. E as alfinetadas chegam até nas marcas brasileiras, viu?
O site “Fashion Law” desvendou o mistério dos criadores do perfil no final do ano passado: Tony Liu e Lindsey Schuyler são os nomes por trás do @diet_prada! Mas só agora a dupla resolveu se pronunciar oficialmente numa entrevista exclusiva pro “Business Of Fashion“. Eles contam que tudo começou num trabalho de pesquisa pra designer de chapéu Eugenia Kim. Nisso, perceberam o grande número de coleções de moda que estavam sendo copiadas por outras marcas.
Por enquanto, a conta é apenas um trabalho secundário: Tony tem a sua marca masculina, a You As, enquanto Lindsey dirige uma empresa de consultoria. O nome Diet Prada é uma homenagem, obviamente, pra Miuccia Prada, “a original e mais importante”, e pra Diet Coke, “o imitador original”. Atualmente, o perfil que começou como uma brincadeira não dedica apenas a identificar cópias mas também a outros problemas da indústria como a discriminação racial, apropriação cultural e assédio sexual.
Mas só porque eles mostraram a cara não significa que eles vão pegar mais leve: “Pra nós, nada é sagrado”, diz Tony, “não sei porque esta indústria é tão autoprotetora. Em todos os outros setores as pessoas dizem qualquer coisa que quiserem, e deviam ser capazes de fazer isso na moda também. E não estamos sendo maus. Estamos apenas sendo honestos!” E aí, o que você acha? Conta pra gente nos comentários!