Linder Sterling, mãos de tesoura

01.07.2013

Artista visual, fotógrafa, cantora, punk e feminista: esses são só alguns dos apostos de Linder Sterling. A britânica, nascida em Liverpool em 1954 e criada em Manchester, é um grande nome da arte ligado ao movimento feminista, tendo feito suas 1ªs colagens e obras mais conhecidas no meio da década de 70, enquanto estudava na Escola Politécnica da cidade. Coleções de moda e editoriais já foram inspirados em seu trabalho, como o desfile da Triya de primavera-verão 2013/14, onde bocas e flores estampavam a moda praia pra mulheres poderosas da marca.

O punk tá na moda: já viu como a tendência apareceu nas passarelas?

As colagens de Linder, assim como suas performances e fotografias, são uma crítica à forma como a sociedade e a mídia retratava a mulher e o corpo feminino. Em suas montagens, ela mistura imagens de revistas femininas (voltadas pros cuidados do lar, beleza, moda…) e de revistas masculinas (esportes, eletrônicos e pornografia), colocando ferros de passar, chaleiras, bocas e flores nas cabeça de corpos nus – uma crítica à “fêmea-objeto”. Em parceria com a banda punk Buzzcocks, ela criou capas de disco e postêres. A arte do single “Orgasm Addict” é uma das mais famosas. E ela também tinha uma banda, chamada Ludus, que foi criada no fim dos anos 70 e durou até 1982. Pra sua última apresentação, Linder usou um vibrador por baixo de um vestido de carne – e você achando que Lady Gaga tinha sido a 1ª, né? – chocando a plateia.

Como a brasileira encara o envelhecimento?

E a artista conquistou o mundo da moda com seu trabalho. No outono-inverno 2008/09, o estilista Richard Nicoll, que desfila na Semana de Moda de Londres, mostrou uma coleção que teve colaboração de Linder, com direito a estampas desenvolvidas por ela e tecidos metálicos. Por conta disso, a revista “i-D” a convidou pra um editorial clicado por Tim Walker usando as peças da coleção, com interferências dela mesma nas fotografias, inserindo bocas e flores. No verão 2013/14 brasileiro, foi a vez da Triya se inspirar nela – bem no ano em que Sterling ganhou sua 1ª grande retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Paris! Na galeria você conhece um pouco mais sobre o trabalho de Linder – é só clicar na foto pra acessar!

Tags:                        

Compartilhar