Conheça as bandeiras de Maurício Ianês

03.02.2014

As bandeiras são destaque na obra de Maurício Ianês, que apresenta agora o “Espectro Vermelho” na Galeria Vermelho, em SP! São 26 bandeiras dos Estados brasileiros (mais a do DF) que ganham versões inteiras em vermelho, cor que, segundo o artista, está carregada de significado político, além de propor uma crítica ao patriotismo e à ideia de nação. Maurício explica pro Blog LP: “Em vez de usar a bandeira do Brasil, quis pegar as dos Estados pra passar multiplicidade, república e diversidade. Homogeneizadas pela cor, eu as esvaziei de seus significados originais, muito associados também às cores”.

E não para por aí! Maurício tem mais dois trabalhos em torno delas: “Área Vermelha”, uma série de aquarelas feita a partir das 13 bandeiras dos Estados brasileiros que já tem a cor vermelha em sua versão original, e “Deletrar, lição #1: ideologia”, que é a bandeira do Brasil desconstruída em 6 versões em P&B, cada uma mantendo apenas um dos elementos da bandeira original brasileira…

Confira também: Opa! Tem moda no Instituto Tomie Ohtake

E sabe como surgiram as bandeiras? Em 2008, Maurício fez a 1ª obra a partir do objeto de tecido: “Pátria“, composta por 3 bandeiras bordadas com paetê preto, vermelho e cinza em georgete sintético, com símbolos inventados que remetem aos das bandeiras reais. Depois teve “Khôra” em uma expô no Centro de Cultura Judaica: “Foi uma série de 6 bandeiras que, desconstruídas, anulavam o significado da bandeira de Israel”. Na galeria você confere mais das bandeiras da “Espectro Vermelho“, que ficam expostas até março – clica na foto!

Espectro Vermelho
Até 1/03, de terça a sexta das 10h às 19h; sábados das 11h às 17h
Galeria Vermelho: r. Minas Gerais, 350, Higienópolis, SP
(11) 3138-1520
Entrada gratuita

Tags:                  

Compartilhar