Campanha contra o racismo provoca reações entre concorrentes como Nike e Adidas

01.06.2020

Foto Divulgação

Cientes da importância do propósito para uma marca, Adidas e Nike fazem campanha contra o racismo: “Vidas negras importam”

O assassinato do negro norte-americano George Floyd no dia 25/05, provocou intensos protestos contra o racismo nos Estados Unidos, especialmente na cidade de Minneapolis, em Minnesota. Além das manifestações de rua, um post nas redes sociais chamou a atenção. Na sexta-feira, 29/05, a Nike publicou um vídeo em seu Twitter e Instagram trocando o slogan “Just Do It” (em português, “Apenas Faça”) para “For Once, Don’t Do It” (“Por Uma Vez, Não Faça”). E pediu: “Vamos todos fazer parte da mudança”.

O vídeo de 1 minuto incentiva o consumidor a se conscientizar sobre o preconceito racial nos Estados Unidos e “não fingir que não há um problema” no país. Até segunda-feira à noite, o post tinha 35 mil comentários! Mas a grande surpresa veio em seguida. A Adidas, arquirrival da Nike, retweetou a campanha com o comentário “Juntos caminhamos para frente. Juntos temos o poder de mudar. Juntos temos que lutar contra o que é errado e tentar fazer o certo”. Um gesto mais do que solidário, em sintonia com o zeitgeist, que vai muito além da concorrência de mercado. #justdoit

Já o site de moda Fashionista suspendeu suas publicações nesta segunda-feira, 1/06, com o objetivo de “criar mais espaço para conversas” sobre o racismo. Estimulando o público a compartilhar histórias sobre artistas e criadores negros na indústria da moda e da beleza, publicou esses posts colaborativos para o stories do seu Instagram. E fincou um post com uma bandeira preta com a frase “Black Lives Matter” em solidariedade ao movimento e à morte de George.

Tags:          

Compartilhar