Atitudes mais conscientes para ter um ano melhor em 2021!

01.01.2021

Foto: Reprodução

O ‘kintsugi’ é uma técnica secular do Japão que consiste em reparar com pó de ouro (ou platina) peças de cerâmica quebradas para valorizá-las. Mais do que isso, é uma filosofia de vida: ver beleza nas “cicatrizes” é uma boa lição para 2021

No início do ano, a gente aproveita para tomar resoluções e estabelecer metas para 2021. Com as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, o desejo é de renovação e, claro, sempre hora de evoluir! Agora vem a importante pergunta: ser mais consciente em relação ao meio ambiente está na sua lista?

É bastante urgente repensar nossos hábitos, especialmente de consumo. Você já parou pra calcular quanto lixo você produziu ao longo de 2020 – e quanto você reciclou? E já pensou como você também está se intoxicando sem perceber? Materiais como o plástico levam centenas de anos pra se decompor – o que vem causando a inundação de plástico nos oceanos. Estima-se que em um ano a gente ingere entre 74 mil e 121 mil micropartículas de plástico, através da água em garrafa pet, daquela cervejinha gelada (!), frutos do mar, açúcar e sal (nesta ordem).

Prefira produtos com selos certificados como o Eureciclo, que cuida da reciclagem de embalagens, e o Orgânicos Brasil (à dir.)

Hoje existem selos de sustentabilidade que ajudam a fazer uma escolha mais consciente, sinalizando as marcas comprometidas em diminuir seu impacto negativo no meio ambiente. Prefira produtos com selos como o do Sistema B (que indica um modelo de negócio voltado pro desenvolvimento social e ambiental), do Orgânico Brasil (que fiscaliza itens orgânicos), do Rainforest Alliance (que comprova o alinhamento da empresa com a sustentabilidade em agronegócios, florestas e ambientes turísticos) e o selo Eureciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo com uma tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência ao processo. E para selos de produtos veganos, confira neste post!

Outra dica importante é, na hora de fazer compras, preparar uma lista de coisas que você realmente precisa, evitando o consumo por impulso – e levar sempre sua ecobag, que pode ser reutilizada inúmeras vezes (ao contrário das sacolas de plástico descartável). Prefira também comprar produtos a granel (e já leva seu pote de vidro para colocar), que dispensam embalagem.

O Instagram @umavidasemlixo (à esq.) traz dicas de consumo mais sustentável, já a Reroupa aproveita peças antigas pra fazer novas! Ao centro, a máquina de costura portátil da Singer (R$ 99) para pequenos consertos e upcycling

Com as pessoas mais em casa em 2020, houve um resgate da costura, do bordado e de trabalhos manuais (veja aqui cursos online e assista aqui ao vídeo sobre o poder do crochê!). Para aumentar o ciclo de uma peça, vale a pena reformá-la, customizá-la, fazer aquele upcycling! Esta é uma tendência tão forte que até grandes marcas internacionais aderiram (a Miu Miu acaba de lançar uma coleção só de upcycling!).

Procure estimular a economia circular acessando plataformas de revenda como o Repassa, Gringa, Enjoei, Troc, Cansei Vendi e tantas outras,. Nelas você pode tanto comprar quanto vender! E diversos perfis no Instagram mostram como reciclar, produzir menos lixo e viver melhor com menos. Bora experimentar? Feliz Ano Novo!

Tags:        

Compartilhar