Amalia Ulman: sensação da arte contemporânea

23.03.2016

Argentina, mas criada em Astúrias na Espanha, Amalia Ulman se formou em 2011 na Central Saint Martins em Londres. Ela se tornou uma sensação da arte contemporânea a partir de um projeto que ela fez através do Instagram chamado “Excellences & Perfections” (“Excelências e Perfeições”), iniciado em 2014.

O projeto conta com três “episódios”, e em cada um ela se transforma em um estereótipo de mulher nas fotos postadas no aplicativo. Ulman se passou primeiramente por uma it girl que, segundo ela, começou a ser odiada depois de cliques seminua, de lingerie em hotéis e posando em brunches. No 2º, se inspirou em celebridades como Kim Kardashian e, em pouco tempo, acabou agindo como louca. Sua personagem começou a tomar drogas e foi parar na reabilitação! Por fim, a 3ª personagem (ou as 3 são a mesma?) é da turma fitness, uma menina supernatureba.

Relembre a entrevista que fizemos com a rapper feminista Anita Tijoux

Depois de conquistar tantos seguidores e muito sucesso, Amalia Ulman ganhou duas exposições em Londres: uma chamada “Electronic Superhighway” na Whitechapel Gallery, em cartaz até 15/05, que vai traçar o impacto da tecnologia desde os anos 60 até os dias de hoje. E outra no Tate Modern, que vai até 12 de junho, chamada “Tate Modern’s Performing for the Camera” – examinando a relação entre a performance artística e a fotografia.

Ouça: lista de músicas empoderadas escolhidas por Valesca Popozuda!

Depois de um ano e meio e 175 fotografias postadas, Amalia confessa que queria provar que a feminilidade é construção, e não algo biológico ou intrínseco da mulher. E ainda disse que as mulheres entendem sua performance antes dos homens. Confira na galeria algumas de suas fotos!

Tags:                          

Compartilhar