Tudo o que vai acontecer no SPFW de primavera-verão 2001/02

25.06.2001

A Fundação Bienal, no Ibirapuera, concentra a partir de hoje os lançamentos para primavera-verão 2002. Serão 30 desfiles até dia 3, terça, organizados pela São Paulo Fashion Week. A temporada começa com a apresentação das coleções masculinas a partir das 15h, com desfile de Alexandre Herchcovitch (que lança uma linha de underwear masculina), e termina com as coleções de moda praia, com Gisele Bündchen e Ana Hickmann na passarela da Cia. Marítima. Apesar de começar só hoje o calendário oficial, o mundo da moda não parou na última semana: lançamentos dos jovens estilistas da Semana de Moda, performances e instalações do Carlton Arts e muitas festas, como a de lançamento da incrível coleção de jóias dos irmãos Campana para a H.Stern e a festa da revista “Vogue“, ontem, na Oca do Ibirapuera.

Aos poucos, de fato, a SP Fashion Week vai atraindo os olhos do mundo, mesmo passados a febre e o oba-oba iniciais – sinal de que, além da festa, da sensualidade e da simpatia que os gringos tanto admiram, há conteúdo por aqui. Vamos ter compradores e jornalistas internacionais de peso – entre eles o especialista em história da moda Colin McDowell, autor de vários livros como as biografias de John Galliano e Ralph Lauren e o mais recente “Fashion Today”. Mas desta vez teremos também modelos internacionais. O bom é que elas não vêm como divas absolutas – ainda cabe à Gisele este privilégio, com o cachê devidamente proporcional (US$ 80 mil pelo desfile).

A americana Frankie Ryder desfila ao lado de Gisele para Cia. Marítima. A belga Hanelore, que já foi a garota Prada, cancelou sua vinda no último minuto mas está prometida para a próxima campanha publicitária da Iódice. E suas compatriotas Kim Peers (da campanha YSL Rive Gauche) e Ann Catherine Lacroix (nova contratada da Chanel) também estarão por aqui. Mas nossas estrelas também vão comparecer. Fernanda Tavares vem exclusiva para a Zoomp – que encerra nesta temporada a era Testino em suas campanhas publicitárias. Caroline Ribeiro, talvez a brasileira de maior projeção mundial hoje depois de Gisele, fará vários desfiles e será a musa do estreante André Lima, que é do Pará como ela.

Para fazer um contraponto com as beldades locais, a M. Officer coloca na passarela uma índia de 91 anos, que é avó de Suyane, a garota-propaganda da grife. Intitulado “Peças de Altar”, o desfile terá participação ao vivo da cantora Marlui Miranda. Já o pianista e arranjador Cláudio Dausberg assina a trilha da grife mineira Patachou. A Cavalera, que sai da Semana de Moda para estrear na SPFW, contará evidentemente com Igor Cavalera, da banda Sepultura, em sua trilha.

Nas passarelas, vai predominar o colorido, que é sempre bem-vindo no calor. Com as cores, vêm uma valorização das estampas, geralmente gráficas ou figurativas – como as da Rosa Chá, que trabalham elementos de glamour e sonhos do universo feminino (de jóias e batons até a boneca Barbie). A era eduardiana e o filme “Moulin Rouge”, que estréia no Brasil em agosto, serão influência forte do próximo verão.

Lilian Pacce para O Estado de S.Paulo

Tags:                                                                        

Compartilhar