De onde veio o dragão bebê da passarela da Gucci?

21.02.2018

O desfile da Gucci de outono-inverno 2018/19 acaba de rolar na Semana de Moda de Milão e uma das coisas que mais chamou a atenção foram as coisas exóticas carregadas como se fossem acessórios pelos modelos, tipo a cobra coral (que é um dos motivos frequentes em bordados e estampas da casa italiana) e cabeças de gente. E também teve… um dragão bebê

Veja também: a arte urbana da Gucci invadiu Milão e NY!

Se você acha que a inspiração pro bichinho foi Daenerys Targaryen, a rainha dos dragões de “Game of Thrones“, bem… pode também ter sido, mas a referência oficial do estilista Alessandro Michele é uma história muito maluca (e real!) que aconteceu em 2004, meio à “menino do Acre“! Allistair Mitchell, um escritor inglês que estava desesperado pra ser publicado, rejeitado por mais de 40 agentes e editores, criou um boato. Ele mandou fazerem um dragão bebê ultrarrealista dentro de um frasco, tipo conservado em formol, comprou jornais de mais de 100 anos pra forjar evidências e contatou o jornal da sua cidade, Oxford, pra dizer que havia encontrado algo bizarro. Defendeu-se que o dragão havia sido criado por cientistas alemães por volta de 1890, e o frasco foi enviada pro Natural History Museum de Oxford. O museu dispensou o objeto dizendo que era falso, mas a coisa já tinha crescido… A farsa foi toda revelada e ainda assim, Mitchell, sob o codinome de P R Moredun, conseguiu lançar seu livroThe World of Eldaterra: The Dragon Conspiracy“. Quenda!

Você viu o novo restaurante da Gucci? Olha o babado!

A citação à “lenda do dragão bebê em um frasco” traz tanto subtexto que a gente fica até meio tonta! O uso de uma farsa pra realizar um sonho, o artíficio que cria uma nova realidade (afinal, se o frasco era falso mas virou uma lenda, ele não passa a ser de certa forma verdadeiro?), o esforço criativo em cima de algo em que você acredita… E você, o que achou de tudo isso? Vai querer um dragão bebê by Gucci pra carregar por aí?

Tags:                

Compartilhar