Ronaldo Fraga primavera-verão 2012/13

13.06.2012 - 13:01Desfiles SPFW 2 comentários

Ver mais fotos

Do Pará, Ronaldo Fraga tirou inspiração pra primavera-verão 2012/13 apresentada no SPFW depois do intervalo de uma temporada. Muito se falou a respeito dessa parada de Ronaldo, sendo que tanta gente já pulou temporada antes – e por quê? Fácil responder usando como exemplo essa coleção: ele faz muita falta no line-up com seus desfiles supercriativos e cheios de conteúdo (assim como outras marcas ausentes nessa temporada, tipo Maria Bonita e Huis Clos). E ele mesmo defendeu em entrevistas que só faz sentido mostrar algo na passarela quando realmente se tem algo relevante a dizer. Sim, essa primavera-verão 2012/13 é bastante relevante!

Voltando ao desfile: ele começa com a sala quase toda escura, muitas plantas na cenografia e modelos usando looks cru de linho com luzes acopladas, no melhor estilo “elegância brasileira encontra o tecnobrega“, pra depois seguir com muita estampa lembrando madeira; a própria técnica da marchetaria criando roupas-polígonos de madeira de lei que deixariam Lady Gaga salivando (será que deixaram a boca de Gaby Amarantos, que estava na fila A, cheia d’água?) e em sapatos incríveis; muito cano de latex, maleável, com resultado bem bacana em sandálias; multicores; bordados em transparências. A modelagem é um caso a parte: está diferente, mais variada ao longo da apresentação, e com momentos sensuais em cavas profundas de vestidos – coisa rara no trabalho de Ronaldo. E não dá pra deixar de falar das cabeças, tipo lenda da Medusa, by Marcos Costa!

Em suma, é uma coleção que se insere na pauta do momento: como a moda brasileira deveria responder à crise? Como a moda brasileira pode olhar pro próprio Brasil, pro tecnobrega, pro funk carioca, pras manifestações “periféricas” que fazem parte do retrato do país? Como conquistar um mercado interno cujo poder de consumo aumenta? Ronaldo apresenta uma das possíveis respostas. (Jorge Wakabara)

Tags:                                      

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Comentários via Facebook

Comentários (2)

  • Melissa disse:

    O desfile é lindo mas não conversa com o público classe C ou com a maioria das brasileiras. Será que alguém do Divino da Avenida Brasil usaria essas modelagens conceituais e longe do corpo?

  • beatriz disse:

    Nossa! c muiiiiiiiiiiito respeito! eh incrível c oq temos de melhor ainda não eh explorado! A sensação q tenho eh q ainda não somos legítimos! Isso muito me entristece ! Parece q sempre procuramos algo fora!C pode???Mulher brasileira…parece q falta legitimidade! A praia no rio ..Bom..sempre amei rosa chá,lenny..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas