Categorias: Desfiles SPFW

Reinaldo Lourenço outono-inverno 2016

21.10.2015

Pense num barco no rio Douro, no Porto, na hora do pôr-do-sol, com a música da Madredeus ao fundo. Reinaldo Lourenço estava lá no meio de uma viagem de 15 dias por Portugal. E de momentos como esse surgiu o outono-inverno 2016 da marca, que explora o traje típico português, totalmente adaptado ao universo do estilista, ou seja, nem um pouco literal, nem mesmo as estampas de azulejos, quase esgotadas pelo fast-fashion da última vez que viraram tendência.

No desfile de Reinaldo não há nada banal no azulejo, pelo contrário. Estampado e em jacquards, emoldurado por debrum e bastante veludo preto, ele brilha em cores, P&B e corações em calças, casacos e saias de diversos comprimentos. As roupas das viúvas de Viana do Castelo inspiram os pretos que aqui são sexy, misturados com rendas rebordadas, em camadas que parecem sair de movimentos dos xales jogados em cima do corpo: há a transparência da renda com recorte de veludo nos ombros, acompanhando os braços, mangas-xale, saias rodadas… A delicadeza dos bordados e o peso do veludo se equilibrando nos looks.

Mas são as tiras que tiram o fôlego: tão recorrentes na moda de Reinaldo, elas ficam ainda mais bonitas no mostra-esconde com o chevron e os azulejos numa cartela de azuis e vermelhos dos vestidos com modelagem meio avental. Ou em preto, paetizadas, com uma camisaria delicada, na sequência mais festiva do final. É moderno, romântico e sexy, mas acima de tudo, lindo. (Aurea Calcavecchia)

Tags:                                    

Compartilhar