Prada outono-inverno 2015/16

27.02.2015

Será que a Miuccia viu a foto que está rodando a internet do vestido que alguns vêem azul e preto e outros vêem branco e dourado? Se sim, deve ter adorado a história. Esse outono-inverno 2015/16 da Prada parece um chiclete rosa claro que você coloca na boca e tem um gosto muito mais robusto e complexo do você esperava pela aparência, e é sempre assim: os desfiles da marca brincam com o artifício, jogam pra você questionar o seu olhar. E enquanto todos vêem o vestido rosa bebê império curto de alcinha com laços, aplicação de flor em pedraria e longas luvas como algo doce e até infantilizado, existe mais por trás. Nesse caso específico, por exemplo, o look é volumoso de um jeito quase surreal, de desenho japonês, perfeito demais pra vida real – ajuda de um jérsei dublado.

E o tweed? Aqui é real, ali está estampado. Mas a representação do tweed deixa de ser um tweed? O terninho é subvertido em cores de macarron – os tons pastel ficam sérios quando estão em um abotoamento duplo, ou o abotoamento duplo perde a sua majestade e amolece em tons pastel? O subtexto (ou apenas um deles) são as fronteiras entre o real e o imaginário, o real e o artificial, os códigos pré-estabelecidos da moda do tipo “abotoamento duplo quer dizer militarismo” e como subvertê-los – e geralmente é com ironia, no caso da Prada.

Mas pra quem dispensa a análise semiótica e quer a lista do que pode pegar, segue: os supracitados tons pastel, tweed, abotoamento duplo e silhueta império se combinam com broche (sim, ele voltou!), calça reta e mais curta, recortes de materiais diferentes no paletó, sapato com tira e fivela (releitura de Mary Jane), bolsa que é uma nova versão da “doctor bag” (retangular arredondada, quase uma caixa de sapato com alça), outra bolsa que é uma pasta menor, luvas (de todos os tamanhos, mas o que pode virar hit é a pequena e de cor contrastante ao look), prateado. Anotou? Agora confira a galeria!

Tags:                                            

Compartilhar