Se a moda tem que ser divertida, deixe o show começar com Marc Jacobs. O desfile apresentado na Semana de Moda de NY é primo da referência-mor de Marc, Miuccia Prada, com seu masculino de primavera-verão 2014 que foi apresentado junto com o resort feminino. Estão aqui o mix de referências esportivas com clima retrô, o brilho em vestidos-camiseta (e a manga raglan!), o pé no chão (nada de salto!), as estampas com um pé no tropical (no desenho) e outro no vintage (nas cores). E até o clima de suspense (que na verdade foi o mote do outono-inverno 2013/14 da Prada) aparece – mas aqui ele é pop, com a trilha do filme “Tubarão” nas caixas de som e um cenário “praia abandonada”, “resort decadente”… Terror adolescente, sabe?
Então, o que tem de diferente? Muito. A começar pela profusão surpreendentemente maximalista de aviamentos. Pendentes de franjinhas, franjinhas, galões – uniforme militar estilizado de uma época desconhecida, próximo do toureiro (mais nos adornos e não na modelagem em si), e em outros momentos total gothic lolita japonesa. É muito interessante também a contradição da manga bufante com o resto da modelagem relaxada, reta, à grunge, e os blusões do sportswear cheios de detalhes. E o da Lindsey Wixson, com o símbolo da Coca-Cola?! Merchandising ou não (Marc desenhou garrafas pra Diet Coke recentemente), vai ter fashionista querendo… E nos bastidores, Marc rebatia o fato dessa coleção cheia de casacos, brilhos e cores mais escuras ser pesada pro verão – “Não importa. O que importa é se você quer ou não quer. Dispara no seu coração como a moda deveria fazer?” E aí? Qual é a sua resposta?