Lab outono-inverno 2017 SPFW N43

18.03.2017 - 12:12Desfiles SPFW comente!

Ver mais fotos

“Quando derem vez ao morro / toda cidade vai cantar” – isso foi ainda antes, bem antes do hip-hop. A Lab de Emicida e Fióti segue na sua busca da ancestralidade, e se na temporada passada ela foi à Mãe África (e se misturou com o Japão!), agora ela bebe dos batuques que deram no brasileiríssimo samba, com direito à linda voz de Fabiana Cozza ao vivo e homenagem de arrepiar a Wilson das Neves, mito vivo da história do estilo musical, que entrou no fim ao lado deles e de dona Jacira, nada menos que a mãe dos rapazes!

A presença de dona Jacira nos aplausos finais também faz muito sentido: pro processo de criação, eles não só buscaram suas raízes e origens como acabaram pensando nas rendas e bordados, o trabalho rico dos desfiles de Carnaval… E por que não chamar a mãe, que é uma artesã bordadeira incrível, pra fazer esse trabalho? Com retalhos e linha, ela cria toda uma narrativa em technicolor em apenas uma peça de roupa! Isso tudo deixa a história ainda mais redonda, com a presença da família nesse reencontro com o passado pra pensar no futuro. E o esse neo-uniforme do malandro, que tem direito a risca-de-giz e chapéu mas também traz moletom, poá e doudoune, agradece a inclusão requintada!

Assista à entrevista com Emicida no backstage da Lab!

Tem mais: elementos da bandeira brasileira desconstruídos (estrela, losango, listra); um luto tipo preto total do começo que vai se abrindo e chega no branco alvo; o prosseguimento da diversidade em uma passarela mais real que inclui negros e gordos. Metáforas? Cada um pode ter sua própria leitura, da mesma forma que a pessoa ao lado da roda escolhe só se atentar ao gingado nos pés ou ouve e canta junto a letra cheia de melancolia, à procura de redenção e superação da sua tristeza cotidiana. O samba tem dessas: como um ritmo tão intenso consegue se atrelar a mensagens tão cheias de sentimento em um casamento perfeito? Digo mais: pra mim é esse o segredo dele. Avante. (Jorge Wakabara)

Tags:                                            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas