Dolce & Gabbana primavera-verão 2016

27.09.2015

O 1º look já deixa clara a carta de intenções: “Italia is love“, em inglês mesmo, bem em clima souvenir, escrito em letra cursiva num bordado sobre o tubinho amarelo onde ainda se vê a gôndola veneziana, o Duomo florentino, flores… E a modelo ainda carrega uma sacola da Dolce & Gabbana nos braços, como quem não quer nada – uma imagem concreta de um trabalho que a dupla de estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana vem fazendo ao longo dos anos pra conectar intimamente a imagem dessa Itália turística-paradisíaca com a sua marca. Do tipo “leve um pedaço da doce Itália pra casa na forma desse vestido ou dessa clutch”! Pra primavera-verão 2016 apresentada na Semana de Moda de Milão, eles buscaram suas referências nas lojinhas que os turistas encontravam no país que então tentava se reerguer no pós-guerra, e também nos cartazes de viagem vintage lindíssimos divulgando Capri, Roma, Palermo e tantos outros destinos (eles aparecem literais nas estampas dos vestidos da entrada final das modelos). Outra inspiração são as fotos de divulgação antigas de estrelas italianas – que, no fundo, sempre foram um mote da marca: Sophia Loren, Anna Magnani, Claudia Cardinale

Entre bordados mil, também tem renda, listras navy, estampas lenço. Como a ideia é uma visão assumidamente turística da Itália, são exploradas imagens reconhecíveis por nós: o limão siciliano, a estátua de David de Michelangelo, a torre de Pisa. E tem até bolsa em forma de câmera fotográfica carregada por uma chinesa bem italianada! Se está faltando tempo pra viajar, tá aí, a estratégia de marketing funcionou: passe na Dolce & Gabbana mais próxima…

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