Todo mundo transpira, todo mundo sua. Com o aquecimento global então, prepare-se! Mas ninguém (eu inclusive) gosta de ver a marca de “pizza” sob as axilas, nem aquele “bigodinho” de suor brilhando sobre o lábio, muito menos a camisa grudada de suor no corpo. Por quê?
Enquanto por aqui cada vez mais celebs como Juliana Paes e Malvino Salvador (e anônimos também) recorrem à aplicação de botox (toxina botulínica) para impedir a transpiração, há um novo movimento de beleza que prega assumir seu suor. Porque, acredite, suar é sinal de saúde! Inclusive é fator de atração sexual já que o suor contém feromônios.
A campanha “Love Women“, criada pela revista inglesa “Stylist“, repensa estereótipos da imagem feminina propagados pela mídia tradicional e digital, buscando uma aceitação maior da mulher por ela mesma. Entre várias reflexões surgiu a questão do suor. Na capa, o título “Transpire como uma mulher”! Por falar nisso, quem aí lembra da campanha do desodorante Mistral, nos anos 80, com Clodovil Hernandes que falava: “Tão bonita e cheirando igual a um homem”?
A revista mostra que um homem suado é visto positivamente pela sociedade – sinal de virilidade etc. Enquanto a mulher é sempre retratada como limpinha, sequinha – inclusive nas campanhas de desodorante, que “protegem da transpiração”-, negando esta função biológica básica (neste link você fica sabendo a diferença entre desodorante e antitranspirante). Somos condicionados a rejeitar o suor (especialmente porque ele pode cheirar mal), mas realmente a ideia de que uma mulher que não sua é mais confiante ou poderosa parece bem ultrapassada em 2019!