Teff: o novo superalimento vem da Etiópia

03.01.2018

Quinoa, goji berry, chia – vem concorrência por aí. É que existe um novo superalimento (o nome dado pra alimentos com extrema riqueza nutritiva) com potencial pra virar a nova mania entre o pessoal fitness e a turma a favor de uma alimentação natural, saudável e variada. O teff é um grão da Etiópia indicado principalmente pra quem tem deficiência de ferro. Com uma composição rica em minerais e proteínas (a concentração de cálcio e vitamina C, por exemplo, é muito maior que a média dos grãos), ele chega a ser apontado como o segredo dos corredores etíopes! Outra vantagem: a farinha dele pode substituir a farinha de trigo e não tem glúten, boa notícia pros celíacos

No seu país natal, o teff vira principalmente injera, um pão que parece uma panqueca com uma consistência espojosa e que também é consumido na Somália. Pra dar uma noção do quão importante o teff é na dieta etíope, basta saber que 90% dos grãos colhidos no mundo são de lá. E mais: é tudo pra consumo interno, já que o governo proíbe a exportação pra que o preço pra própria população não suba. Exagero? Foi isso que aconteceu com a quinoa na Bolívia e no Peru, por exemplo! Atualmente, parece que eles estão fazendo pequenos estudos, aos poucos, com fazendas selecionadas, mas a maior parte do teff que é consumido ao redor do mundo (os 10% que restam) vem Austrália, Índia e até Idaho.

Veja também: e o pó de moringa? Você já experimentou?

Faz muito tempo que a Etiópia come teff. Muito mesmo: tipo antes de Cristo! O grão cresce em praticamente qualquer clima e espaços pequenos, é muito versátil (combina com várias receitas, inclusive salgadas e doces), engrossa caldos e sopas (acrescentando valor nutricional a eles). São muitos pontos a favor!

Boa notícia? Habemus teff! Você consegue encontrá-lo em zonas cerealistas, lojas de produtos naturais e na internet! Bom Google e depois conta pra gente se você gostou!

Tags:                          

Compartilhar