Óleos do Brasil, ervas do quintal: tudo natural!

24.01.2014

Que tal uma mistura entre manjericão, azeite, alho, queijo parmesão e castanha do Brasil que, além de delicioso, serve pra afastar as energias negativas? Só de pensar, já dá água na boca e vontade de experimentar, né? Este molho ao pesto é uma das criações da nova Óleos do Brasil e Ervas do Quintal, criada pela carioca Debora Hersz, que tem 32 anos e é formada em antropologia social. A marca é focada em produtos pra rosto e corpo como óleos corporaissachês de chá pra banhoscremessabonetes… Tudo é feito a partir de ingredientes tradicionais de várias regiões do Brasil e cultivados na casa da própria dona, com misturas inesperadas que prometem resultados específicos. Debora contou tudo pro Blog LP e a gente te mostra os produtos na nossa galeria, é só clicar na foto!

Como começou a marca?
Nas minhas viagens pelo Brasil desenvolvi uma mania de ir aos mercados municipais e pesquisar por óleos e remédios regionais. Encontrei os óleos de copaíba e a andiroba – o 1º trata psoríase, quistos sebáceos e inflamações cutâneas e a andiroba é um excelente repelente natural, trata acne, rinite, reumatismo. Virei profundamente adepta! Um dia recebi de uma amiga uma grande quantidade desses óleos(diretamente de Manaus) e decidi vendê-los num grupo de mães no Facebook que buscam formas alternativas pra tratar seus filhos. Foi um sucesso imediato! Por isso decidi criar a marca: pra propagar o uso desses produtos, porque acredito nos seus resultados e efeitos.

Como é o processo de produção?
Temos duas linhas diferentes. A Ervas do Quintal traz produtos feitos a partir do que plantamos aqui – temos um jardim com ervastemperosplantas medicinais, tudo tipicamente brasileiro e de fácil cultivo. Fazem parte, por exemplo, os sachês de banho, o chá de capim limão gelado e o molho pesto que já foi eleito o melhor por muitos provadores dessa iguaria. As ervas são todas orgânicase as chamo de biodinamizadas, pois em geral foram produzidas a partir de mudas que trouxemos nas nossas bagagens das viagens. Já a linha Óleos do Brasil é o que costumamos chamar de “eco garimpo“: é feita a partir de pesquisas por produtos típicos de regiões por onde viajo, seja nos mercados municipais, nas prateleiras do supermercado local ou mesmo nas conversas com a população local. Sempre testo esses produtos regionais. O nosso sistema é realmente artesanal do início ao fim. Os sabonetes, por exemplo, são produzidos no Maranhão em uma pequena fábrica.

Leia também: O rebanho produtivo de Inês Schertel

Qual é o diferencial da marca? E quem é o público?
Nosso diferencial é trazer pro consumidor da cidade grande uma tradição do uso de plantas naturais pra diversos fins, com produtos que não são de fácil acesso ou estão esquecidos pela massificação da indústria farmacêutica e cosmética. Nosso público alvo são pessoas adeptas do uso de produtos naturais e também pessoas com doenças de difícil cura através da alopatia.

Onde encontrar seus produtos?
Lançamos a marca na última edição do O Cluster, em novembro de 2013 – é um evento de moda arte e gastronomia, produzido pela estilista Carol Hersz, minha irmã. Criamos a página no Facebook e atualmente vendo pra clientes no Rio. Trabalhamos com entregas a partir dessa página e estamos desenvolvendo a nossa loja virtual, para conseguir atender a demanda de pedidos de outras cidades e estados. Como essa história de “eco garimpo” é praticamente um vício, estou sempre à procura de novos produtos. Enfim, considero um verdadeiro milagre da sabedoria nativa!

Óleos do Brasil e Ervas do Quintal: oleosdobrasil@gmail.com

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