O novo kombucha: switchel!

21.08.2017

Você ainda não tomou kombucha? Pois saiba que essa bebida probiótica continua na moda, mas tem outra querendo tomar o seu lugar. E na verdade ela é muito antiga: o switchel era a bebida da vez em colônias norte-americanas no século… 18! Tem quem ligue suas origens ao oxymel, que é ainda mais antigo, uma bebida medicinal da Grécia. Outros acham que ela surgiu no Caribe. De qualquer forma, apesar de poder ser facilmente preparada em casa, ela começa a pegar por aqui em versão engarrafada vendida em lugares frequentados pelos modernos tipo Kød, King of Fork e Mica: é a marca Kiro, do chef Gustavo Reis (do restaurante Ordinário) com Leeward Wang.

Quer continuar com kombucha? Pois tem até receita!

O switchel, que mistura água com vinagre de maçã e um adoçante tipo mel ou xarope de bordo (o maple syrup) e geralmente também leva gengibre, era uma opção de bebida numa época em que não existia geladeira nem forminha de gelo. Aliás, acreditava-se que bebidas geladas em tempo quente faziam mal pro organismo. E o switchel tem isso em comum com a kombucha: faz bem pro corpo! Saiba os benefícios:

Desinflamatório
Por causa do gengibre, a bebida reduz inflamação e seus efeitos – inclusive a dor que pode ser causada por inflamação!

Emagrecedor
O vinagre de maçã tem muitos efeitos benéficos por causa do ácido acético, que ajuda em sensação de saciedade (ou seja, pode ajudar a emagrecer!) e até diminui rigidez articular!

Equilibrante
Também existem estudos que apontam o vinagre de maçã como um ativo que equilibra o ph do sangue! Pois é: o gosto é ácido, mas o seu efeito é alcalino, e tem quem defenda que isso lhe dá propriedades terapêuticas. Você fica mais desintoxicado, ajuda o sistema hepático e melhora… o seu humor!

Corpo fechado
Muita gente conecta a ingestão do gengibre ao fortalecimento do sistema imunológico. Oba! Se joga!

Isotônico?!
Pois é: como o switchel tem vinagre de maçã, rico em potássio, e sua versão com xarope de bordo ainda conta com cálcio, magnésio e sódio, tem quem o defenda como uma ótima alternativa aos isotônicos industriais (geralmente muito adoçados) no pós-exercício, pra reconquistar um equilíbrio de eletrólitos. O desequilíbrio, por sua vez, pode causar tontura, dores musculares, dor de cabeça…

Tags:                            

Compartilhar