Só se fala de...

Gisele Bündchen não usa protetor solar (mas se usasse, esses seriam os escolhidos)

25.02.2011 - 18:00 Beleza 6 comentários

Gisele Bündchen não usa protetor solar – mas, se usasse, eles seriam os da galeria abaixo. É que depois da repercussão internacional da notícia, a RP da top Amber Clapp resolveu divulgar um esclarecimento, que dizia que “Gisele nunca falaria pra não usarem protetores solares pois ela teve membros de sua família com câncer de pele. Ela simplesmente afirmou que sua linha natural de cuidados com a pele (a Sejaa) não tem FPS porque não existe um FPS natural disponível”. Dizia também que “quando usa protetores solares, ela seleciona os que são livres de parabeno, oxibenzona, PABA e retinil palmitato“.

Divulgação

Divulgação
Picture 1 of 5

La Roche-Posay. Anthelios Helioblock Fluide Extreme, FPS 60 (50 ml, R$ 68,90)

A dermatologista Giana Martins Campoi, da Clínica Carla Vidal, explicou ao Blog LP: “O parabeno vem sendo usado em produtos faz tempo por ser um ótimo conservante, mas é alergênico e também relacionado ao desenvolvimento de câncer”. E oxibenxona, doutora? “Também é um conservante e também é alergênico, mas carrega filtro UVB junto”. PABA? “Também é conhecido por ácido para-aminobenzóico. É um derivado do parabeno”. Mas e o retinil palmitato? “É um ativo derivado do ácido retinóico, muito usado em produtos. Combina proteção UVB com antioxidante mas, novamente, é alergênico”. O que a doutora recomenda são protetores solares livres dessas substâncias (comos da galeria) e, de preferência, os de manipulação. Esses são específicos pra cada tipo de pele. “Mas, no mínimo, com FPS 30“, completou.

Já a cosmetologista Roseli Siqueira defende outro lado. No seu entendimento, cremes como os protetores solares têm lá sua eficácia, mas tiram a proteção natural da pele. “Quando a pele tem sua resistência própria, não fica tão fotosensibilizada. E o sol é bom – ele é a única fonte de vitamina D, que libera peptídios, que, além de bactericidas, estimulam a produção de colágeno”. Sendo assim, os cuidados com o sol deveriam acontecer de outras maneiras. Tipo como? “Evitando a exposição solar excessiva ou em horários em que ele está muito forte; cuidando da alimentação com a ingestão de caroteno (mamão, laranja, cenoura); e escolhendo bem os sabonetes e cremes de uso diário, tomando cuidado pra que eles não alterem o PH natural da pele. Evitar cremes com parabenos e esse tipo de material sintético é importante”. E não é só pelos motivos ali em cima, não, mas porque tudo o que não é natural faz mal para a pele,  segundo a especialista.

LEIA TAMBÉM: 17 maus hábitos para a pele
LEIA TAMBÉM
: Nesse verão… não use protetor solar?

Avène: 0800 702 1037
La Roche-Posay: 0800 701 1552
Natura: 0800 115 566
Roc: 0800 703 6363
Vyvedas: (11) 5686 9074

Tags:                        

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Comentários (6)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>