Categorias: Moda

Eliana Tranchesi, da Daslu, é presa

26.03.2009

ReproduçãoFachada da Daslu

Eliana Tranchesi, sócia da Daslu, foi presa no começo desta quinta (26/03) pela Polícia Federal em cumprimento a uma sentença judicial da 2ª Vara da Justiça Federal, em Guarulhos. A empresária, que desde o ano passado enfrenta um câncer no pulmão, é acusada pelos crimes de descaminho e contrabando: a empresa teria construído um esquema para subfaturar importações com o objetivo de sonegar impostos. Segundo procuradores do Ministério Público Federal, a sonegação é de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Crise

A crise da Daslu começou em 2005, quando uma operação da Polícia Federal e da Receita Federal (conhecida como Operação Narciso) resultou na detenção de Eliana por 12 horas e na apreensão de documentos. Na época, Antonio Carlos Piva de Albuquerque, irmão dela, ficou preso por cinco dias. No esquema, a Daslu seria a responsável pela negociação, compra, escolha e pagamento de mercadorias no exterior. Após isso, entravam em cena as importadoras, que eram responsáveis pela falsificação de documentos e faturas, permitindo o subfaturamento do valor das mercadorias.

A defesa dos irmãos responsabilizou as importadoras pelo esquema, alegando que eles não sabiam de nada. Autoridades americanas, porém, obtiveram das empresas Marc Jacobs, Donna Karan e Ralph Lauren as faturas originais de venda de mercadorias à Daslu, atestando inúmeras negociações realizadas por tais grifes diretamente com a butique brasileira e os preços reais praticados.

Tags:          

Compartilhar