Categorias: Moda

SCMC mostra criatividade catarinense

22.03.2009

Blog LP está em Balneário Camboriú neste fim de semana acompanhando os desfiles da 4ª edição do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). O evento reúne 54 alunos, de 14 instituições de ensino, além de 15 indústrias do estado num projeto de incentivo à criatividade e ao design: ao longo de um ano, os estudantes conhecem as empresas, participam de palestras, debates, reuniões e ao final desenvolvem uma coleção sem nenhuma preocupação de lançá-las comercialmente. Todo processo de criação é patrocinado pelas indústrias, que fornecem material e equipe.

No primeiro dia de evento, foram apresentados 8 trabalhos. Destaque para o grupo Iriá + UDESC: as estudantes Camila Martins, Eduarda Abrantes e Renata Perito se inspiraram nos seres abissais (peixe e águas-vivas que vivem no fundo dos oceanos) para criar uma sofisticada coleção em moulage, que mistura tecidos fluidos, como a musseline, com materiais mais estruturados, como a sarja. É interessante o exercício do trio em drapeados, pregas, bordados e nervuras.

A Villa + Senai Rio do Sul traz para passarela a inspiração do momento: Índia. Detalhes da arquitetura do palácio Taj Mahal transformam-se em peças coloridas, com muitos dourados e bonitos degradês. Já a Pakalolo + Furb parte do slogan “tudo é mais legal a dois” para criar uma coleção onde as mesmas peças podem atender tanto a mulher quanto ao homem através de transformações estratégicas. As blusas que podem ser vestidas ao mesmo tempo pelo casal, o aplique de mangas de camisetas em saias e os “bolsos-luvas” dão o toque divertido da linha.

Sem nenhuma inovação, a Just For Man + Senai Brusque apresenta cuecas e blusas de moletom. A equipe da Renaux Blue Label + Furb cria uma coleção feminina e masculina inspirada na rainha Elizabeth I e sua paixão por pérolas: bonita, porém bastante comercial para um evento que pretende uma moda mais conceitual. Esse é o mesmo caso da Maré Cheia + Unifebe, que presta uma homenagem ao centenário da imigração alemã em Santa Catarina com looks femininos, cheios de babadinhos e detalhes em cetim.

Pra fechar a noite, a Tecnoblu + Udesc e Oxford + Senai Joinville não apresentam roupas: a primeira se exercita em maxibolsas (grandonas mesmo!) enquanto que a segunda mostra o trabalho de estamparia em porcelanas. Aliás, uma instalação na sala de desfiles talvez teria sido melhor do que modelos desfilando com xícaras e pratos em bandejas.

Tags:                                              

Compartilhar